16

mar

03_16_SpecialDog copy

Sorriso metálico canino

Pode parecer estranho e até frescura! Mas alguns cães sofrem com má formação na dentição podendo ter dificuldades para comer e sentir muitas dores. Porém o que muitos não sabem é que existe solução para esse problema. Se confirmada a necessidade, por um veterinário, seu peludo pode receber um tratamento ortodôntico para cães que é bem semelhante ao dos humanos e dura de 3 a 6 semanas.

Quando há necessidade?

Somente quando compromete a qualidade de vida do animal. Dentes mal posicionados e mordida errada são as principais indicações. Ao perceber que o animal tem dificuldade de se alimentar, ou respirar e sente dores e incômodos constantes, o dono deve conversar com um veterinário sobre o assunto e ele confirmará se existe realmente a necessidade de intervenção.

Cuidados

Infelizmente ainda existem poucos profissionais especializados em ortodontia veterinária no Brasil e por isso os preços são bem altos, tanto do procedimento quanto da manutenção e acompanhamento entre remédios e consultas. Durante o tratamento o paciente peludo não consegue mastigar nada muito consistente, inclusive e especialmente ração regular. Cabe ao dono adaptar a alimentação da melhor maneira possível, sempre seguindo as orientações do veterinário. Além disso o cuidado com a higiene bucal do paciente peludo deve ser dobrado, pois qualquer acúmulo de comida pode gerar uma infecção que comprometa o tratamento.

Com aparelho ou sem aparelho o que importa é que nossos amigos estejam sempre sorrindo. :)

Fonte: Bolsa de Mulher e R7

Comentários
TAGS