18

mai

Samu-para-animais

SAMUVET, conheça o SAMU para animais

Você já parou para pensar o que ocorre em um acidente envolvendo pessoas e animais? A equipe de resgate é acionada e logo chega o atendimento para as pessoas, contudo os animais, geralmente, são deixados de lado.

Essa e outras situações nos quais os pets ficam debilitados podem estar com os dias contados! Um serviço de transporte de animais abandonados precisando de socorro veterinário já está em funcionamento em algumas cidades do Brasil, e ainda sendo votada para implementação em outras. Conhecido como SAMUVET, o SAMU dos animais, é um novo serviço de municípios em parceria com ONGs para salvar e oferecer tratamento para diversos animais feridos, sofrendo risco de vida em que são triados, atendidos e transportados para clínicas veterinárias a tempo de o veterinário agir ou levados para centros específicos de recuperação.

Esse é um serviço que não realiza o transporte dos animais em qualquer situação e  também não realiza o atendimento no local. Em várias cidades, o sistema é acionado apenas após receber as informações diretamente de algumas autoridades, como bombeiros e policiais.

Depois da recuperação completa, os animais são disponibilizados para adoção em feiras apoiadas pelas prefeituras. Cidades como Florianópolis (SC), Pouso Alegre (MG), Salvador (BA) e Cachoeirinha (RS) já oferecem o serviço e percebem grande melhora na forma de atender os animais, aumentando o número de resgates e sobreviventes. Outros municípios  como Recife (PE), São Paulo (SP) e Porto Alegre (RS) estão discutindo ou implementando ações similares. Para saber se a sua cidade possui algum projeto como esse, entre em contato com a prefeitura do seu município.

Ações assim mudam o mundo!

Fonte: Mundo das Tribos

TAGS
Comentários
TAGS