25

ago

Quais-cores-o-cao-ve

Quais são as cores que os cachorros enxergam?

O mundo colorido como vemos não é igual na visão dos amigos peludos e, diferente do que muitas pessoas pensam, não é em preto e branco. As cores que eles enxergam são limitadas e menos vivas, mas existe uma explicação científica para isso.

Os olhos humanos e dos caninos contêm células especiais, denominadas “cones”, que tem a função de capturar e reagir à luz, ou seja, de ver as cores.

Os cachorros tem menos cones que os humanos e por isso não enxergam as cores com tanta intensidade como nós.

 No que isso interfere:

Os cientistas afirmam que os cães não conseguem distinguir verde e vermelho, pois enxergam em uma escala de cores compostas por amarelos e azuis com habilidades visuais diferentes das nossas.

 Para nós e outros animais, que comem frutas, a diferença entre essas cores é notável por ser vantajoso diferenciar as frutas vermelhas das folhagens verdes, por exemplo. Já para os cachorros é mais importante perceberem rapidamente o movimento e enxergar em ambientes com menos luz.

O curioso é que as maiorias dos brinquedos para cachorros são vermelhos, por isso, se você estiver brincando com uma bola dessa cor com seu cãozinho, perceba que ele terá dificuldade em encontrar e não é por causa de sua inteligência.

 Sendo assim, escolha brinquedos em cores mais fáceis de ele perceber. Os cães conseguem diferenciar bem o azul e o verde. Bolinhas de cor azul são mais fáceis de serem vistas em gramados do que as vermelhas, que se destacam menos.

 Faça o teste: segure o cão sobre um gramado bem verde e jogue uma bolinha azul e outra vermelha. Solte-o somente quando as bolinhas estiverem a pelo menos uns 10 metros de distância. Provavelmente, o cão optará por seguir a bola azul.

 Você já notou que seu amigo tem dificuldade em perceber cores? Conte para a gente nos comentários.

Fonte: Farejador de cães, Tudo sobre cachorros, UOL noticias.

TAGS
Comentários
TAGS