30

set

gatos-caem-de-pe

Por que os gatos caem em pé?

Se você tem um felino em casa ou já viu eles pulando de lugares altos, já deve ter reparado que sempre caem em pé. Mas você sabe por que eles conseguem realizar essa façanha?

Os gatos tem um apurado senso de equilíbrio, devido as suas características de caçadores e escaladores naturais, possuem a agilidade para fazer movimentos rápidos e girar o corpo para cair sobre as quatro patas em situações de queda e perigo.

Para executar esse invejável malabarismo, o bichano conta com uma grande sensibilidade dos receptores presentes em seu bigode e que integra o labirinto, uma estrutura na parte interna do ouvido, responsável pelo equilíbrio. Sempre que um gato está numa posição desconfortável, ocorre um aumento de pressão na região, o que funciona como um alerta.

Essa mensagem, somada às que são captadas pela visão do animal e pelo bigode, são enviadas para o sistema nervoso central que interpreta e envia vários sinais elétricos ao aparelho locomotor, principalmente para os músculos. Estes, então, realizam movimentos instintivos que fazem o corpo do animal recuperar o equilíbrio.

“O primeiro movimento é a rotação da cabeça na direção da posição correta, seguida da rotação da porção superior do corpo. Por fim, há a rotação da parte inferior”, diz o veterinário Gelson Genaro, especialista em felinos da USP de Ribeirão Preto (SP).

Além dos gatos, outros felinos como leopardos e jaguatiricas, também são capazes da mesma proeza. Você tem algum gato? Já observou como ele cai em pé após uma escalada? Conte para a gente onde seu pet já escalou e como foi para ele descer.

Fontes: Mundo Estranho, Super Interessante, Brasil Escola.

TAGS
Comentários
TAGS