09

jun

Peixe-dieta-dos-gato

Peixe todo dia, é bom para o meu gato?

Por incrível que pareça, muita gente ainda acredita no mito de que os gatos se alimentam apenas de leite e peixe. Eles precisam de muitas proteínas vindas das carnes em sua dieta, mas não devem comer peixe cru ou cozido todos os dias. Os felinos amam essa iguaria, mas utilizar esse alimento em excesso pode trazer graves problemas de saúde ao longo do tempo.

giphy (11)

 

Um estudo de 2004 publicado na Acta Neuropathologica descobriu que alguns distúrbios neurológicos em gatinhos jovens, que haviam sido alimentados com atum enlatado diariamente,  estavam relacionados ao aumento de substâncias vindas dessa carne como: mercúrio, metais pesados e éter difenil. Essas toxinas podem prejudicar a saúde do seu amiguinho com o tempo e causar doenças como o hipertireoidismo. Definitivamente não é aconselhado dar esse alimento enlatado todos os dias.

 

Além dos enlatados, alguns tipos de peixes crus ou cozidos podem conter alta concentração de tiaminase, uma enzima que destrói a vitamina B1 muito importante para a nutrição do seu gato, e excesso de magnésio causando distúrbios gastrointestinais, urinários e imunológicos.

 

Então não posso dar peixe ao meu gato?

giphy (8)

A realidade é que peixes podem estar no cardápio dos felinos, mas como um petisco ocasional, não como alimento principal de sua dieta. Pois, trazem vitaminas, hidratos, gorduras, açúcares e sais minerais, mas devem ser consumidos com cuidado para não desequilibrar a saúde e nem causar perfurações e engasgos com os espinhos.

Sendo assim, fique atento ao oferecer esse alimento, escolhendo peixes frescos e completamente limpos, como um agrado esporádico ao seu pet. E antes de qualquer coisa: consulte um veterinário sobre o assunto, assim ele te indicará a melhor maneira de incluir esse tipo de alimento na dieta do seu gatinho.

 

Qual a melhor solução para a alimentação?

 

A melhor forma de manter uma dieta balanceada que nutra de maneira adequada é com alimentos que contenham nutrientes e proteínas específicas ao organismo e paladar de cada felino. A linha Special Cat, supre todas as necessidades, deixando o seu pet saudável e em equilíbrio, já que esses alimentos foram elaborados para atender ao gosto e à saúde dos gatos.

giphy (13)

Fonte:

Blog do Gato

Little Big Cat

Um Como

Comentários
TAGS