05

mai

castracao_gatos

Tudo que você precisa saber sobre castração de gatos

Ao levar um novo gatinho para casa, é comum que surjam muitas dúvidas acerca da castração. Separamos alguns tópicos com tudo que você precisa saber sobre esse assunto.

Por que eu deveria castrar meu bichinho?

castracão_03

A castração permite um melhor controle populacional dos bichanos, pois cada gato macho pode produzir até 200 filhotes por ano. Além disso, o procedimento resultará numa melhora em sua qualidade de vida, diminuindo em até 90% as chances de o animal sofrer com alguns tipos de câncer que se desenvolvem com o aumento do estímulo hormonal.

Você também perceberá uma melhora em seus hábitos comportamentais, pois o gato diminuirá seus passeios pelas redondezas procurando uma fêmea, e as brigas com outros gatos serão menos frequentes. O cheiro da urina ficará mais fraco e o hábito de “pulverizá-la” nos ambientes para marcar território desaparece. Já as gatinhas não vão mais “gritar” nos telhados e assim como os machos, sairão menos de casa para passeios. Todas essas vantagens refletem na longevidade de vida do felino que, se bem cuidado e vacinado, pode passar dos 20 anos de idade!

Ele sofre no procedimento?

Não. É uma cirurgia minimamente invasiva, com baixíssimas chances de complicações pós-operatórias. Primeiramente o animal é sedado com uma anestesia geral e, então uma pequena incisão é feita para a retirada dos testículos em machos, e os ovários juntamente com o útero, na gata.

Quando eu devo castrar?

Geralmente a castração acontece entre os seis e os oito meses de vida do animal, pois seus órgãos sexuais já estão todos desenvolvidos. Porém, somente um profissional pode avaliar com certeza, visto que alguns gatinhos demoram mais para se desenvolver completamente.

Cuidados após o procedimento

O animal recebe alta da cirurgia logo após o procedimento, e o dono deverá administrar alguns remédios para combater a dor e, possivelmente, alguns antibióticos. O veterinário poderá indicar o uso do colar, famoso “cone”, e uma roupa cirúrgica que impedirá o gatinho recém castrado de lamber ou coçar a ferida. Em 15 dias os pontos deverão ser retirados e o gatinho poderá levar uma vida normalmente!

 

Se o seu animalzinho ainda não foi castrado, converse com um profissional de sua confiança para agendar a cirurgia. E se ele já foi, conte pra gente nos comentários como foi a experiência!

 

castração_02

Fontes: Cachorro Gato; Felinos Urbanos; Diário Dois Gatos; A Tarde.

Comentários
TAGS