13

jan

O momento certo de trocar a ração do filhote

O momento certo de trocar a ração do filhote

É uma questão que realmente gera aflição em muita gente. A hora certa de trocar a ração do cãozinho sempre é motivo de dúvidas aos tutores. Muitos dizem que o momento adequado é após o primeiro ano, mas é complicado afirmar isso, pois existem diferenças no tempo que o pet leva para amadurecer, se ponderarmos questões como a raça e tamanho.

Mas é de suma importância que o alimento seja mudado, já que a ração “infantil” concentra muitas calorias e nutrientes. Se continuar utilizando-a no período “adulto”, o animal pode desenvolver problemas ortopédicos ou obesidade, entre outros. Para ter uma noção mais específica sobre o momento da troca, separamos o tempo de crescimento de cada cãozinho, conforme a sua raça e peso.

Cães de porte pequeno (até 10 quilos) – São os que chegam a maturidade mais rápido, em média entre os 10 e 12 meses. Exemplos: Lhasa Apso, Pug, Pinscher, Chihuahua, Yorkshire Terrier, Bichon Frise e Shih-Tzu e Poodle.

Cães de porte médio (até 40 quilos) – Levam entre 12 e 16 meses para chegar a idade adulta. Exemplos: Buldogue Francês, Labrador Retriever, Beagle, Cocker Spaniel Inglês, Boxer, Basset Hound e Buldogue Inglês.

Cães com porte grande (pesam mais de 40 quilos) – Esses grandões são mais tardios, podendo levar até dois anos para completar seu crescimento. Exemplos: São Bernardo, Mastiff, Rottweiler, Dogue Alemão e Boiadeiro Bernês.

Geralmente a mudança deve ocorrer quando o filhote está chegando a altura de um adulto, mas é importante realizar a troca da ração de modo gradual, misturando a “infantil” com a de “adultos” nos primeiros dias, substituindo, assim, durante mais ou menos uma semana. Essa medida evita que o cãozinho tenha diarreia ou algum tipo de irritação no estômago. Sempre é bom consultar o veterinário para fazer todo esse acompanhamento de forma adequada.

Você pode confirir no site da Special Dog as rações para todas as idades!

Comentários
TAGS