15

set

Você já sentiu aquela vontade de deixar seu cachorro dormir na cama? Nesse post vamos tirar algumas dúvidas em relação a este tema. Clique e confira!

Meu cachorro pode dormir na cama?

Segundo pesquisa realizada pelo Dog Hero, três em cada quatro cachorros dormem com seus tutores. Do total de pessoas que deixam os cães dormirem na cama, 43% permitem que isso aconteça com frequência.

Para muitos, dormir agarradinho com o dog é uma questão de amor, melhor qualidade do sono e diminuição do estresse e ansiedade.

Mesmo assim, é comum que você tenha algumas dúvidas! Afinal, o seu cachorrinho pode mesmo dormir na cama? Isso traz riscos para saúde? É preciso tomar algum cuidado específico?

Vamos tirar algumas dúvidas pra que você e seu pet tenham uma noite de sono boa pra cachorro! Confira:

 

O dono da cama é você e não o seu dog!

Nem sempre os cães foram animaizinhos domesticados. Por isso, carregam traços dos seus ancestrais até hoje. Um deles é o convívio em matilha.

Quando convivem em matilha, os cães dormem todos juntos, pois isso fortalece a segurança e ajuda a se esquentarem. Se você coloca seu dog para dormir na sua cama, esse instinto de matilha se torna evidente.

Dentro de uma matilha existe uma hierarquia. Se o pet for dormir na sua cama, é fundamental que você mantenha a hierarquia da casa! Do contrário, o dog achará que a cama é dele e você terá problemas com isso. Algumas dicas podem ajudar:

  • 1.  Não permita que ele suba na cama quando quiser;
  • 2. Ensine comandos como “sobe” e “desce”;
  • 3. Utilize gestos para enfatizar os comandos de voz;
  • 4. Não deixe o dog livre para fazer o que quiser na cama (cavoucar nos lençóis, brincar de forma agressiva com travesseiros, latir para estranhos que queiram sentar/deitar na cama). Seu pet precisa entender que existem – regras.

Se você tem um dog com personalidade dominante, fique ainda mais atento à estas dicas.

 

Meu cachorro chora se não dormir na cama comigo. O que eu faço?

Já ouvir aquele ditado que “cachorro é igual criança?” De certo modo ele faz sentido!

Se você coloca um pet desde filhote para dormir na cama com você, ele irá entender que aquele território é dele e, depois que crescer, você terá dificuldades se algum dia quiser dormir sozinho, ou se receber uma visita, por exemplo. Recomendamos que você coloque o pet para dormir em sua cama só depois de adulto.

Outra dica é manter uma cama exclusiva para seu cachorro, deixando que ele durma com você somente algumas noites da semana. A caminha pode ficar na sala, cozinha, ou até mesmo no seu quarto.

Fazendo isso, o pet entenderá que é aquele local que pertence a ele e dificilmente irá chorar se alguma noite não puder dormir na cama do seu tutor.

Em casos de choro, mantenha a calma e não atenda à vontade do pet! Se você ceder, o cão entende que chorando os seus desejos podem ser atendidos e irá manter esse hábito toda vez que quiser dormir com você.

 

Minha saúde ou a do cachorro podem ser afetadas?

A resposta é sim! Tanto você como seu pet podem ter problemas, mas tudo depende do contexto e também dos cuidados que você tem com seu dog.

Independente se o seu pet irá dormir com você ou não, os cuidados com higiene devem receber atenção especial! Mantendo eles em dia, o risco de transmissão de doenças diminui. Separamos algumas matérias em nosso blog que podem te ajudar:

É importante ter consciência do tipo de sono que você e seu dog possuem. Caso um de vocês tenha o sono muito agitado, não recomendamos que durmam juntos, pois alguém pode machucar o outro enquanto dormem.

Para evitar o acúmulo de pelos nas cobertas e lençóis, mantenha as escovações da pelagem em dia. Quando voltar de um passeio, lembre-se de limpar as patas do seu amigão.

É importante dizer que algumas raças têm prédisposição em apresentar problemas de coluna. É o caso do Dachshund, Buldogue, Terrier Escocês e entre outras. Por isso, estas raças não podem ser estimuladas a saltar ou descer de alturas elevadas. Se você tem alguma dessas raças em casa, ensine o seu amigão que ele só pode subir ou descer da cama quando você faz isso por ele pegando-o no colo.

A decisão em dormir com seu pet fica a seu critério e não existe uma verdade absoluta em relação a isso. Como vimos nesse post, as duas opções trazem fatores positivos e negativos. Agora é com você! Avalie o que é melhor para vocês e tome a melhor decisão.

TAGS
Comentários
TAGS