07

abr

Agressividade-em-gatos

Gatos agressivos

Alguns gatos acabam mordendo no momento das brincadeiras, arranhando e sendo agressivos. Esse tipo de comportamento pode se tornar um problema se ficar incontrolável, podendo ferir pessoas e outros animais.

Os gatos agressivos apresentam esse tipo de comportamento em função de alguns motivos: medo ao se sentirem encurralados ou ameaçados, quando sentem o seu espaço invadido ou também por carinho, quando o felino permite receber carinho por um tempo e logo após ataca, podendo ficar confuso em seguida.

É necessário identificar o que causa a agressividade do animal para que seja possível contornar a situação e modificar o comportamento; condicionando o felino a um tipo de atitude mais tranquila diante de coisas que não lhe agradem.

Outra forma muito comum é a agressão voltada para os donos, muitas vezes causada pela falta de interação com humanos na infância, entre 2 a 9 semanas de vida, ou por traumas e ambiente excessivamente agitado.

Para cada tipo de situação, existe uma solução, mas o melhor é mudar alguns hábitos com simples dicas:

1- Não puna o gato com tapas ou empurrões;

2- Interrompa a ação da agressão com sons que tirem o gato daquele estado, mas não deixe que o gato perceba que é você quem faz o som.

3- Promova brincadeiras com os gatos para “gastar” energia e diminuir o tédio.

4- Deixe o ambiente preparado para entreter o felino e minimizar o estresse;

5- Não deixe o gato morder você durante as brincadeiras. Ele precisa entender que só pode morder os brinquedos;

6- Se a agressão ocorre durante o carinho, pare um pouco antes do ataque. Não ultrapasse o limite do gato e com o tempo ele pode perder esse hábito;

7- Permita que o felino tenha sempre áreas de escape, como caixinhas em lugares elevados, prateleiras ou pequenas portinhas para passarem de um ambiente para outro;

8- Promova recompensas com petiscos quando o comportamento for adequado.

Em caso de persistência, leve ao veterinário para verificar se não há outros problemas e fornecer o tratamento mais indicado.

Você teve gatos agressivos? Diga nos comentários como resolveu a situação.

Fonte: Cachorro Gato, Portal Medicina Felina, CatClub, Guia de Raças.

TAGS
Comentários
TAGS