22

set

Descubra  mistério do sono dos gatos neste post da Special Dog

Gatineo dorminhoco: 5 imagens que explicam tudo!

Quem tem um gatineo em casa sabe muito bem o quanto esses bichamos dormem durante o dia! Para algumas pessoas, isso pode parecer estranho e algumas dúvidas acabam surgindo. Neste post separamos cinco informações que podem ajudar a esclarecer o mistério por trás do sono felino. Confira:

1 – Não é preguiça, é instinto!

Pesquisas apontam que um gato chega a dormir 20 horas por dia. Com tanto tempo de sono, fica impossível não levar a fama de preguiçosos não é mesmo? Mas existe uma razão para isso.

Atualmente os gatos são animaizinhos domesticados, mas nem sempre foi assim. A domesticação deles aconteceu através de um longo período no decorrer dos anos. Isso explica o fato dos bichanos demonstrarem um instinto que envolve hábitos da caça noturno e comportamentos de um predador, pois seus ancestrais precisavam caçar para sobreviver.

Esses instintos podem ser percebidos nas brincadeiras como rastejar, se esconder, pular de forma inesperada e até mesmo pequenos arranhões e mordidas. Se você tem um gatineo, já está familiarizado com isso!

Todos esses hábitos fazem com que seu gato gaste muita energia! Pequenos cochilos durante o dia auxiliam na reposição dela. Além disso, os gatos selvagens tinham o hábito de caçar no período noturno e isso explica o fato do seu bichano passar boa parte do dia dormindo, já que tem a necessidade de manter-se ativo durante a noite. 

 

2 – Quantas horas meu gato pode dormir por dia?

Se considerarmos as razões apresentadas no item anterior, não recomendamos que você interrompa o sono do seu pet por achar que ele “está dormindo demais”. Se fizer isso, poderá gerar estresse e ansiedade no bichano, pois você estará interrompendo algo que se trata de uma necessidade do organismo deles. 

E por falar em organismo… Você sabia que fatores como o clima, ambiente do local onde vivem, raça, idade, saúde e até o temperamento do animal podem influenciar na quantidade de horas que dormem durante o dia? Por isso, deixe o seu pet dormir à vontade e sem ter hora pra acordar!

3 – Nem sempre é só uma sonequinha… Entenda os diferentes tipos de sono dos gatos.

O sono dos humanos é dividido em alguns estágios e cada um possui características e funções específicas no organismo. Um deles é conhecido como REM (Rapid Eye Movement ou Movimento Rápido dos Olhos), sendo esse o estágio mais profundo do sono. 

É nesta etapa que os sonhos acontecem e alguns especialista acreditam que os gatos também podem atingir o estágio de REM. Existem alguns estudos defendem a teoria que, assim como os humanos, nessa etapa do sono os bichanos também podem sonhar. Isso explicaria os pequenos movimentos nos olhos dos gatos, alguns movimentos involuntários no corpo e também pequenos gemidos. Se você já percebeu isso no seu gatineo enquanto ele dorme, fique tranquilo! É uma característica comum quando eles atingem um sono profundo.

Cerca de 70% do sono dos gatos não é profundo e apenas 30% é REM. Independente dessa divisão, os gatos estão sempre em alerta e a qualquer sinal de perigo irão despertar! 

 

4 – Por que meu gato não dorme na caminha?

Muitas pessoas já passaram pela experiência de comprar uma excelente caminha pro gato, mas ele nunca dormir nela.

Isso acontece porque alguns bichanos possuem o instinto de segurança mais aguçado e por isso preferem dormir em lugares onde o cheiro do seu dono esteja em evidência como o sofá, cadeiras, armários e cama, por exemplo. Também é comum que escolham ambientes onde sintam um risco de exposição menor como caixas, gavetas e partes altas de alguns móveis como a geladeira e armários.

Se o seu bichano deixou de lado a caminha, evite forçá-lo a aprender dormir nela. Tente mudar ela de local ou colocar objetos e brinquedos que ele goste. Até mesmo alguma roupa sua que você não use com frequência poderá ajudar a criar o hábito de dormir na caminha.

 

5 – Tem algo que eu possa fazer em relação a falta de sono noturno?

 Já falamos no início deste post que os hábitos noturnos são comuns por causa do instinto felino. Porém, algumas pessoas podem se incomodar com isso, pois trabalham durante o dia e de noite acabam tendo que lidar com barulhos pela casa. 

Para diminuir esse tipo de situação, recomendamos que você deixe muitos brinquedos pela casa pra que seu gatineo gaste bastante energia pela manhã e tarde. Outra dica interessante é espalhar pequenos petiscos pela casa, dessa forma você irá estimular o instinto da caça durante o dia. 

Quando chegar em casa após o trabalho, brinque com seu companheiro nas primeiras horas da noite, evitando que ele fique agitado na hora de dormir.

Você tem outras dúvidas com os cuidados que deve ter com seu pet? Então confira outros posts clicando aqui.

TAGS
Comentários
TAGS