29

jul

Ensine-o-seu-cao-a-sentar

Ensine o seu cão a sentar em 8 passos

Os cachorros são muito inteligentes e podem aprender, com adestramento, diversos truques em qualquer idade. Alguns comandos básicos são: deita, rola, junto, dá a pata. Mas de todos, o mais simples e fácil é o “senta”.

Com treino diário de 10 à 15 minutos, em um ambiente calmo, ensine o seu cachorro a sentar usando Special Dog como recompensa em 8 passos:

1- Pegue um pouco da Special Dog favorita de seu cão.

2- Consiga a atenção dele ficando à sua frente.

3- Mostre que em sua mão tem um pouco de Special Dog, mas segure de forma que ele não possa tirar até você entregar.

4- Mova o petisco do focinho do cachorro até atrás de sua cabeça, segurando o alimento perto o bastante para que ele não tente pular para pegá-lo. O cão seguirá o punhado de Special Dog olhando para cima e, no processo, colocando o traseiro no chão.

Dica: Se o traseiro do seu cão não estiver alcançando o chão, você pode ajudá-lo colocando-o em uma posição de sentar completa enquanto mantém o petisco na mesma posição. Se o cachorro tentar se virar para seguir o petisco em vez de levantar a cabeça e sentar, tente fazer o truque em local fechado e perto de um canto para limitar a habilidade do cachorro de se mover para trás, o que pode facilitar o ato de sentar.

5- Diga “senta” quando o traseiro do seu cachorro fizer contato com o chão e imediatamente dê a ele o petisco como recompensa e faça carinho para reforçar a boa ação.

Dica: Limite seu vocabulário apenas a essa palavra, não diga outros comandos como “não, senta”,“ eu falei pra sentar”, pois poderá confundi-lo.

6- Elogie o comportamento correto todas as vezes, entregando a Special Dog e fazendo carinho parabenizando-o. Caso ele não realize o comando, fique calmo, não reaja e tente novamente após alguns segundos.

7- Repita o treino por 10 minutos.

8- Quando seu cão começar a realizar o truque mais rapidamente, vá removendo os petiscos, mas mantenha sempre os elogios animados. Com o tempo ele conseguirá sentar só com o comando.

Você conhece outros truques e dicas de adestramento? Conte pra gente nos comentários!

Fontes: WikiHow, Como Adestrar, Adestração de Cães.

Comentários
TAGS