16

set

xixi

É normal o cachorro fazer xixi quando fica muito feliz?

Muitos donos de amigos caninos já ouviram ou sofreram com a situação da alegria se tornar um jato de xixi. Por que será que isso ocorre?

Urinar em um momento de alegria extrema ou medo é uma forma de comunicação dos cães, tentando mostrar que estão excitados, se sentindo submissos ou intimidados.

Isso é comum, principalmente, em alguns filhotes que ao ficarem com medo ou superexcitados acabam liberando algumas gotinhas de urina ou uma verdadeira poça por terem menos controle sobre os músculos da bexiga.

Geralmente esse sintoma desaparece quando o cachorro amadurece. No entanto, alguns continuam com este hábito na idade adulta, criando um constrangimento por você ter de limpar a sujeira toda a vez que seu pet o recebe ou recebe convidados em casa.

Como evitar essa situação?

Reduza o entusiasmo inicial ao reencontrar o pet

O gatilho mais comum para o cachorro urinar enquanto está animado é quando um dos moradores chega em casa depois de ter ficado fora por várias horas. Para reduzir essa animação, entre em casa sem cumprimentá-lo. Largue os itens que estiver carregando e atrase a festa até cerca de cinco minutos depois de ter chegado.

Mantenha o tom de voz baixo e calmo

Fale baixinho e calmamente, caso ele urine não o repreenda, grite ou ameace. Assustar irá gerar mais problemas. Trate-o com carinho e prefira acariciar colocando a mão onde ele possa ser alcançado sem você precisar se abaixar.

Exame de saúde

Quando o descontrole dura muitos anos, pode significar problemas de saúde maiores como infecções do trato urinário que causam o descontrole da bexiga. Por isso, se o seu cão tem mais de cinco meses de idade e ainda urina quando acariciado, converse com seu veterinário. Se for uma doença, ele precisará ser tratado com medicamentos.

Seu animalzinho fica muito feliz ao receber você em casa? Conte para gente nos comentários quais loucuras ele faz nesse momento de alegria.

Fonte: Cachorro gato, Bicho saudável, Tudo sobre cachorro.

Comentários
TAGS