31

mar

Cuidados-com-os-pets-nos-dias-secos

Cuidados com os pets nos dias secos

Uma característica do outono e do inverno é que o tempo começa a ficar mais seco. Com isso, devemos ter diversos cuidados com a saúde para não sofrermos com males bastante comuns, como as doenças respiratórias. E não são somente os humanos que estão sujeitos a esses problemas. Os animais de estimação também precisam de cuidados especiais nesse período de seca para evitar problemas respiratórios, gripes e aumento de secreções.

Confira 10 dicas que ajudam a manter os pets saudáveis em dias quentes e secos:

1. Evite passear com seu cachorro entre 11h e 16h, pois é o momento que o dia está mais quente e seco. Prefira caminhadas calmas no início ou ao final do dia.

2. Ao sair, leve mais água do que de costume. Também diminua a quantidade de exercícios nos dias secos.

3. Troque a água do seu pet várias vezes ao dia, para que esteja sempre fresca.

4. Ajude-o a encontrar um local agradável para dormir.

5. Deixe toalhas molhadas ou bacias de água próximas ao local onde seu cachorro ou gato dormem. Com a evaporação gradativa da água, o ar tende a ficar mais úmido.

6. Animais que sofrem de problemas respiratórios devem ser levados ao veterinário para ajuste da medicação.

7. Filhotes e animais mais idosos requerem atenção maior nesse período.

8. Se possível, leve o animal para dentro do banheiro quando você for tomar banho. O ar úmido provocado pela água do chuveiro irá lubrificar suas vias respiratórias, como se fosse uma inalação.

9. Mantenha a vacinação do seu peludo em dia. Caso perceba alguns sintomas, como espirros, tosses, gotejamento nasal e olhos lacrimejantes, leve-o imediatamente ao médico veterinário.

10. Banhe seu pet apenas quando necessário, evite os banhos frequentes e com água quente. Evitando deixar a pele deles mais ressecada.

Fique atento e ao observar sintomas preocupantes como erupções cutâneas, inchaços vermelhos, feridas abertas, remendos ou vastas áreas da perda de pelo, pelos opacos que podem ser facilmente retirados, repetidas lambidas no pé ou fricção da face, espirros, falta de ar e outras anormalidades, leve o pet a uma visita ao veterinário.

Seu pet sofre nos dias secos de outono e inverno? Conte pra gente nos comentários.

Fonte: Animale, Estima Cão, Cães Amigos.

Comentários
TAGS