20

jan

Cuidados-com-os-gatos-no-verão

Cuidados com gatos no verão

Nos dias quentes de verão é difícil ficar confortável com tanto calor, não é? Se é ruim para nós, imagina para o seu bichano.

Os gatos tem uma temperatura corporal maior que a nossa e exigem cuidados e atenção especial com o aumento da temperatura, evitando a insolação e a perigosa hipertermia.

O que fazer nos dias de calor?

Naturalmente os felinos buscam lugares frescos para deitar e abrigar-se do sol em dias quentes. Mas se a casa for muito abafada, alguns cuidados podem dar mais conforto e segurança para o seu amigo peludo. Deixe o ambiente bem ventilado e fresco, usando um ventilador ou ar condicionado. Evite expor o gato ao sol nas horas mais quentes do dia, das 10h às 16h. Distribua água fresca em diversos pontos da casa e coloque alguns cubos de gelo na água, pois alguns gatos podem gostar de brincar com os cubos o que  auxilia à beber mais água e se refrescar. Se o gato tem pelo longo faça uma tosa e deixe a barriga dele com menos pelos.

Como notar os sintomas de hipertermia?

Se o animal ficar muito prostrado e largado, chegando a até respirar de boca aberta, ofegante, pode ser um sinal de alerta. O ideal é, na presença de sinais assim, tentar refrescar ao máximo o ambiente, além de oferecer água fresca em uma vasilha. Se o animal estiver preso em algum lugar sem sombra, leve-lo à sombra e avalie por alguns minutos, até sua recuperação. Se não houver melhora, procure imediatamente socorro veterinário.

Fonte: Blog do gato, Wiki How, Estadão, Um Como.

Comentários
TAGS