11

jul

COMO-ESCOLHER-E-HIGIENIZAR-A-TIGELA-DO-MEU-PET

Como escolher e higienizar a tigela do meu pet?

Todo pet adora receber uma boa alimentação e água fresca em suas tigelas. Porém, muitas pessoas as escolhem baseadas apenas em seu preço e aparência sem saber que uma boa escolha do material e a higienização correta podem prevenir intoxicações alimentares, infecções e doenças transmitidas por microrganismos que se alojam nesses recipientes.

Que materiais e quais cuidados devem ser tomados?

No mercado existem diversos modelos de tigelas, mas os principais materiais usados são:

PLÁSTICO

Provavelmente um dos mais populares e acessíveis para ter como tigela para os bichinhos. Mas oferece perigos por ser atraente para os pets mastigarem (podendo causar perfurações, engasgos e até mortes ao serem roídos); também é extremamente poroso (acumulando diversas bactérias em pequenas ranhuras, que não saem mesmo sendo bem higienizadas) e ainda podem causar alergias devido à alguns componentes que são eliminados com o tempo causados pelo contato com a umidade e calor.

Caso você prefira este material por ser mais colorido e barato, é importante troca-lo periodicamente.

ALUMÍNIO

As tigelas de alumínio costumam ser baratas e são fáceis de limpar. Contudo são igualmente inseguras e liberam uma certa quantidade de metal no alimento ou água, que podem causar doenças a longo prazo. Caso tenham perfurações ou marcas de mordidas, ainda servirão de esconderijo para bactérias.

CERÂMICA

Essas vasilhas são excelentes por manter a água fresca e não serem atrativas para os animais morderem. Se forem polidas, são fáceis de limpar e não acumulam bactérias. Caso não tenham polimento, a limpeza deve ser diária e reforçada para evitar a proliferação de fungos e outros organismos que se acumulam nesse material. Também deve ser feira a troca periódica.

AÇO INOXIDÁVEL (INOX)

Não soltam resíduos, são simples de higienizar, muito resistentes a mordidas e duráveis. É considerado um dos melhores materiais para servir os pets, por não ter poros e não acumular microrganismos com facilidade.

Como higienizar corretamente?

Independente do material você deve limpar o comedor e bebedouro do seu bichinho todos os dias. Utilize água quente, detergente e uma esponja macia para ter o melhor resultado. Sempre descarte os restos de comida e água para evitar o acúmulo de sujeira, bactérias e fungos; isso é fundamental para manter a saúde do seu pet.

Conta pra gente, seu cachorro já destruiu muitas tigelas? De qual material o seu gatinho gosta mais?

Fontes: Animale, Cachorro verde, Meus animais.

Comentários
TAGS