21

out

unhas-dos-caes

Como cortar as unhas dos cães

Você já se perguntou quanto tempo a unha do cachorro demora para crescer e como cortá-la?  Os cães que vivem nas áreas externas normalmente tendem a ter menos problemas com as unhas compridas, pois afiam e desgastam as suas naturalmente. Porém aqueles que vivem em áreas internas precisam de um corte regular nas unhas, para evitar que fiquem grandes, causando incômodos.

Unhas compridas podem fazer o seu cão ficar preso em pisos, tapetes e carpetes, o que pode gerar encravamento, sangramento e até a remoção da unha gerando forte dor. Além de prejudicar a postura do cão que passa a andar evitando que elas encostem no chão.

É importante começar a cortar as unhas desde cedo, para que seu pet se acostume a ser manuseado e a ficar quietinho neste momento. Portanto, finja que está aparando as unhas do seu cachorro a partir de 2 meses de idade para que ele possa se adaptar ao novo hábito.

Ao cortar as unhas do seu cão, prefira fazer com uma frequência maior, sempre cortando pequenas partes para evitar que o nervo e a veia que passam por dentro da unha cresça a ponto de ser rompido, evitando sangramentos e dores.

Como cortar a unha canina?

 1. Aproveite um momento em que seu cão esteja calmo e tranquilo.

2. Não brigue durante o processo, pois ele precisa associar esse momento com algo positivo.

3. Quando estiver calmo, dê petiscos a ele. Cada vez que você cortar uma ou duas unhas e ele demonstrar calma e tranquilidade, continue parabenizando com uma voz suave, palavras carinhosas e petiscos.

4. Corte a pontinha da unha, tomando cuidado pra não chegar na veia e nervo. Unhas pretas dificultam a visualização da veia, portanto tenha cuidado redobrado para evitar machucar seu amigo.

5. Caso a unha descame, pegue a lixa e iguale o tamanho.

6. Caso ocorra algum sangramento, coloque pó hemostático ou amido de milho no local até parar.

7. Quando acabar, recompense-o com bastante carinho e elogios.

 

Como as unhas de cachorros precisam ser cortadas com cuidado, necessitam de um de alicate apropriado. Converse com seu veterinário a respeito e peça orientação ao tosador ou banhista para receber mais dicas.

Você já aparou as unhas do seu cão? Prefere fazer em casa ou levar à algum especialista? Conte para a gente nos comentários.

FONTES: Tudo Sobre Cachorros, WikiHow, Blog do Cachorro.

Comentários
TAGS