28

mar

03_28_SpecialDog

Coisas de menina

O cio é o período em que a fêmea está pronta para cruzar com um macho e assim procriar. O ciclo da cadela pode ser dividido em 4 etapas:

Proestro: Pode-se dizer que é quando a fêmea fica “mocinha” e tem uma duração média de 9 dias. Ocorre um inchaço da vulva, sangramento e pode apresentar leves corrimentos sem odor.

Estro: É parte fértil do ciclo, que dura de 8 a 15 dias. Somente nesse período a fêmea aceita o macho para cruza. Nessa fase não há mais corrimento ou sangramento.

Metaestro: É o período da gestação, parto e lactação. Para as cadelas que não cruzaram é geralmente nesse período que algumas podem desenvolver a tão falada gravidez psicológica.

Anestro: É o período de total ausência de cio, seria o descanso sexual.

Como saber que a cadela entrou no cio?

O principal sinal do cio é o sangramento e inchaço da vulva, mas também é comum notar alterações no comportamento como mais agressividade e/ou carência. Pois é, TPM no mundo animal também é um fato! Rs. Nesse período a fêmea pode urinar mais frequentemente. Algumas fêmeas apresentam o cio silencioso onde não há sangramento, inchaço nem alteração de humor. Nestes casos, é possível ser pego de surpresa pois o único sinal de cio se dá quando a fêmea aceita o macho para cruza. Outra forma de identificar é com exames veterinários, como dosagem hormonal.

Quando ocorre o primeiro cio?

Na maioria das vezes ocorre quando a fêmea atinge entre 6 e 8 meses. Mas é bem comum haver variação de acordo com a raça, porte e até alimentação do animal, podendo demorar até 15 meses para o primeiro cio.

 Qual a periodicidade do cio?

Mais uma vez isso pode variar de cadela para cadela, mas uma média comum é que o cio ocorra a cada 6 meses. Esse intervalo pode ser maior ou menos, e quanto mais velha for a fêmea mais longo é o intervalo entre os cios, mas não existe menopausa. Por isso é aconselhável a castração depois que a fêmea já deu mais de uma cria e começou a envelhecer. Pois mesmo ela estando fértil para procriar, seu corpo já é fraco para suportar outras gestações sem se fragilizar e sofrer.

Cadela no cio pode tomar banho e passear?

Pode passear, tomar banho, brincar e viver normalmente. Mas deve-se ter uma atenção especial nos passeios para que machos não se aproximem e consigam cruzar com a fêmea de forma indesejada e não planejada.

 A fêmea pode engravidar logo no primeiro cio?

Com certeza! Porém é recomendável que a “primeira vez” da fêmea ocorra apenas a partir do terceiro cio, pois é quando seu corpo está melhor preparado para uma gravidez.

 A fêmea pode cruzar em todos os cios?

A cadela é capaz de engravidar em todos os cios, porém o ideal é deixar que a cadela descanse no cio seguinte ao cruzamento, já que durante a gravidez, o parto e a amamentação existe um enorme desgaste da cadela.

 Quero castrar minha fêmea, quando fazê-lo?

O ideal é que a cadela seja castrada a partir dos 4 meses, antes do primeiro cio. Mas se não for possível, esse procedimento pode ser feito depois do primeiro cio. Quanto antes melhor. A castração, além evitar o cio e uma gravidez indesejada, diminui consideravelmente as chances de o animal desenvolver tumores de mama e infecções uterinas.

Para quem pensa em cruzar sua cadela, é importante informar-se antes sobre os cuidados e custos necessários antes e após a gestação, tanto com a mãe, quanto com seus filhotes. Assegure-se também que os filhotes irão para destinos de confiança.

Fonte: Eu amo cães

Comentários
TAGS