11

ago

os-cachorros-choram

Cachorros também choram?

Muitos sabem que os animais tem sentimentos como alegria, tristeza e dor. Mas será que os cães choram?

Sim! Entretanto é um choro diferente do nosso, sem lágrimas escorrendo dos olhos.

Segundo a especialista em comportamento animal e professora da Unifesp, Márcia Marinho, os animais “são seres com capacidade de sentir e expressar seus sentimentos, além de possuírem a capacidade de percepção.” Então expressam sua tristeza e dor por meio de uivos ou sons pequenos e interrompidos, apresentando expressões e determinados comportamentos que facilmente são compreendidos como sinais de tristeza.

Apesar dos cães possuírem sistema lacrimal evoluído, apenas os humanos liberam lágrimas como expressão de sentimentos. A função delas é lubrificar os olhos e são produzidas constantemente. Já no organismo dos animais, são absorvidas, auxiliando a manter o focinho úmido através de ligações entre os olhos e o saco lacrimal.

O escorrimento de lágrimas em pets é anormal. Quando ocorre é chamado de epífora e indica problemas de saúde ocular ou irritação. Naturalmente, algumas raças possuem a capacidade de verter lágrimas, principalmente aqueles que apresentam olhos grandes e esbugalhados. Isso é facilmente notado em cães das raças chihuahuas, maltês, poodle, lhasa apso, pomerano e pequinês. Nesse caso, essa secreção serve para a proteção dos olhos e como as lágrimas possuem acidez, cães consigam absorvê-las completamente. Desse modo, escorrem e reagindo com a luz, criam manchas em cor de ferrugem no canto dos olhos dos pequenos pets.

Agora você já sabe porque os cachorros choram diferente de nós! Conte pra gente, seus companheiros costumam chorar por qual motivo?

Fontes: Cachorro Gato, Mundo Estranho, Verdade Absoluta, Uol Noticias.

TAGS
Comentários
TAGS