09

dez

alimentos-proibidos-para-gatos

Alimentos proibidos para gatos

É muito bom poder brincar todos os dias com os felinos, ver eles cheios de energia e saúde. Para isso, a alimentação deve ser bem selecionada para nutrir e suprir as necessidades diárias dos gatos. Mas muitas pessoas acreditam que alimentar os pets com nossos alimentos para agradá-los é uma boa ideia. Entretanto alguns alimentos inofensivos para nós são tóxicos aos bichanos e podem causar anemia, lesões intestinais e doenças renais, além de outras complicações.

Conheça 10 alimentos que os gatos não devem consumir:

1- Alho e cebola

Esses alimentos são altamente tóxicos para os gatos, pois “têm, respectivamente, dissulfeto de alipropila e alicina, substâncias que desintegram os glóbulos vermelhos dos felinos e, assim, causam anemia”, diz o veterinário Marcio Antônio Brunetto, professor da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (FMVZ/USP) e especialista em nutrologia de cães e gatos.

2- Ossos

Ao roer ossos, gatos podem sofrer lesões nas mucosas do trato gastrintestinal, inclusive perfurações. O osso é um alimento que eleva a concentração de sais minerais como o cálcio, na urina. “Por ser um animal de deserto, o gato bebe pouca água, por isso costuma ter complicações no trato urinário. A dieta rica em minerais pode piorar esse problema”, diz Marcio Antônio Brunetto.

3- Café

O café estimula o sistema nervoso central tanto de humanos, quanto dos bichanos. A diferença é que essa bebida acelera o metabolismo e tem uma ação diurética nos felinos, assim, pode causar taquicardia, desidratação, tremores musculares e até convulsões.

4- Chocolate

Apesar de ser gostoso para nós, é extremamente perigoso para os gatos. O seu consumo produz hiperatividade, sede excessiva, vômitos, diarreia e pode gerar complicações mais graves.

5- Uva

“Trata-se da fruta mais perigosa para os gatos”, diz o veterinário Wagner Luis Ferreira, professor da Universidade Estadual Paulista (Unesp). Se ingerida em grandes quantidades, pode causar lesão renal aguda nos felinos.

6- Leite

Os gatos são intolerantes a lactose e sintomas como diarreias e vômitos poderão acontecer caso consumam leite. Estes tristes fatores podem causar séria desnutrição neles. (Saiba mais aqui)

7- Tomate

Apesar de muito comum na nossa dieta, o tomate pode oferecer riscos à saúde dos gatos porque contêm solanina, um agente tóxico no organismo deles e que, mesmo ingerido em pequenas quantidades, pode gerar uma intoxicação extremamente grave.

8- Pão

Para nós o carboidrato encontrado em alimentos como pães, massas e arroz, é um alimento que fornece energia. Já para os felinos, esse nutriente é dispensável. Os bichanos obtêm energia por meio de um processo chamado neoglicogênese, que consiste na formação de aminoácidos a partir da quebra de moléculas de proteína. Oferecer comidas ricas em carboidrato para gatos favorece a obesidade.

9- Abacate

O abacate contém a toxina “persin”, que afeta negativamente o sistema digestivo e o músculo cardíaco dos gatos. O que pode causar sintomas como letargia, dificuldades respiratórias, diarreia e vômitos.

10- Sementes de maçã

Essas sementes, altamente tóxicas para os gatos, devem ser evitadas por completo por eles. Ao consumi-las, o felino pode ter dificuldades respiratórias que podem levá-lo a asfixia.

Para manter os pets saudáveis é essencial que tenham uma alimentação preparada especialmente para as necessidades do seu organismo. Com a linha de alimentos Special Cat, formulada para as diversas fases do seu gato, a dieta do seu felino se torna rica em nutrientes, balanceada e diversificada para que ele cresça com saúde, tenha uma pelagem bonita e mais energia para aproveitar os dias ao seu lado.

Você sabia que essas alimentos são tóxicos para os gatos? Conte pra gente nos comentários.

FONTE: Cat Club, Veja, Um Como, A Nossa Vida e Vicio de Gato.

TAGS
Comentários
TAGS