20

out

Untitled design (35)

8 dicas para cuidar do seu pet em dias quentes

Estamos no horário de verão, mas a estação mais quente do ano só começa oficialmente a partir de dezembro. Em algumas cidades do país, a temperatura chegou a ultrapassar os 35º. Imagina quando chegar o verão!

Se já é difícil para nós encarar temperaturas tão altas, imagina para catiorada com tanto pelo espalhado pelo corpinho. No post de hoje, separamos 8 dicas para cuidar do seu pet em dias quentes. Confira nossas sugestões e ajude seu amigão a ficar mais confortável em dias de temperatura alta.

 

1 – Sombra e água fresca

Para muitas pessoas, devido ao trabalho e estudos, é comum que o dog fique parte do dia sozinho em casa.

Se esta é uma situação comum para você, deixe vários potes de água pela casa em locais em que a incidência de luz seja menor. Não utilize água da torneira para oferecer ao seu amigão.

Colocar um pouco de gelo também é uma opção, mas não exagere. Nunca deixe seu animalzinho fechado em ambientes quentes em que não haja sombra e circulação de ar!

 

2 – Horário de passeio.

Os melhores horários para passear com seu pet são antes das 10h00 e após as 16h.

Em dias em que a temperatura estiver muito elevada, é interessante que você só saia no final da tarde. Evite caminhar com seu dog no asfalto quente, pois a temperatura pode machucar suas patinhas.

Uma dica é levar seu pet para passear no parque, onde a temperatura é um pouco mais baixa. Além disso, em locais como este você pode caminhar livremente pela grama, evitando os riscos de queimar as patinhas do seu cão.

Outra dica fundamental é passar protetor solar antes do passeio. Existem protetores específicos para cães em pet shops e lojas do segmento.

 

3 – Sinais de doença

Micoses, piolhos, sarna e parasitas de pele são mais frequentes no verão. Mantenha as vacinas em dia e, se for levar seu pet em locais com outros cães, aplique talcos antipulgas. Se você perceber sinas de vômito ou diarreia, leve seu dog imediatamente em um veterinário.

 

4 – Tosar o pelo

Além de facilitar o banho, a tosa ajuda a refrescar o animalzinho. Se você tem um amigão com pelos longos, mantenha as tosas sempre em dia, pois também ajudam a evitar doenças de pele.

Nessa época do ano, evite colocar roupinhas no seu dog. Deixe para usá-las somente em dias frescos.

 

5 – Piscina, praia e água

Em épocas de muito calor, é comum que você queira viajar para locais onde possa curtir o calor e se refrescar na água. E claro que seu pet vai junto!

Existem raças que não estão acostumadas a nadar. Se o seu amigão não tem familiaridade com a água, não force a barra. Deixe ele livre para tomar essa decisão, mas fique sempre de olho.

Agora se o seu dog é um daqueles que adora pular na água, lembre-se de secar muito bem suas orelhas depois que sair d’água. Se você não tiver este cuidado, seu amigão pode ter graves problemas de ouvido.

 

6 – Banhos

Nesta época do ano, os banhos na catiorada estão liberados uma vez por semana. Além de ajudar a refrescá-los, isso também ajuda com a higiene.

Dê banho com produtos específicos para cães, mantenha a temperatura d’água ambiente e certifique-se de secar seu amigão com uma toalha. Veterinários recomendam utilizar um secador de cabelo em temperatura média, a uma distância de no mínimo um palmo.

 

7 – Hora do sono

Fique atento ao local onde seu dog irá dormir. Se o ambiente recebe muita luz durante o dia, consequentemente durante a noite seu pet poderá sentir-se incomodado com a temperatura. Escolha um local onde ele fique confortável para descansar de noite.  

 

8 – Alimentação

Assim como os humanos, animais também perdem o apetite em dias muito quentes. Fique tranquilo se o seu cãozinho apresentar falta de apetite, pois isso é comum.

Se ele estiver comendo com menor frequência, evite deixar o alimento exposto. Alimente-o em horários em que a temperatura seja menor, ou seja, logo pela manhã ou no inicio da noite.

 

Gostou das nossas dicas para seu amigão ficar mais tranquilo durante os dias quentes? Então compartilhe essa matéria com seus amigos!

TAGS
Comentários
TAGS