04

nov

7-dicas-para-gatos

7 dicas para escovar seu gato

Fazer a limpeza dos pelos mortos é fundamental para a saúde dos gatos, pois evita as famosas bolas de pelos. Apesar de ser uma tarefa simples e rotineira, a escovação pode ficar complicada se seu pet detestar o processo.

Para isso, vamos ensinar 7 dicas básicas que podem te ajudar a deixar a pelagem bem cuidada e livre desse incômodo:

1- Escolha a escova certa. Há gatos com pelo curto, médio ou longo, para cada tipos existem escovas diferenciadas que são mais adequadas. Os gatos de pelo curto precisam de uma escova com cerdas macias. Já os de pelagem média e longa precisam de uma escova menos macia, para desfazer melhor o embaraçado causado pelo comprimento.

2 – O indicado é fazer a escovação ao ar livre. Se preferir fazer dentro de casa, coloque uma toalha ou faça numa superfície onde os pelos possam cair sem problemas e não force a escovação no seu pet, mantendo o clima calmo e divertido fazendo carinho.

3 – Durante o processo é necessário limpar a escova para remover os pelos que ficaram presos e não se soltaram. Passe um pente na escova para ajudar a retirar a pelagem aglomerada.

4 – No momento de escovar seu felino é importante checar a pele por baixo do pelo. Procure feridas e lesões que possam indicar algum tipo de doença.

5 – Se livrar dos nós pode ser difícil, por isso é preciso muita paciência, disposição e tempo livre no momento de escovar o bichano. Para evitar que ele se machuque, segure o pelo na base, não puxe muito a raiz e passe a escova suavemente. Não corte o nó e não force a escova para desfaze-lo, o jeito é ter calma e escovar até que se desfaça.

6 – A escovação deve ser feita com a escova seguindo a direção natural do pelo, nunca o contrário.

7 – Tenha cuidado ao pentear o gato na região da barriga, ao redor dos olhos, focinho, boca e orelha. São regiões sensíveis que podem ser machucadas se houver força ou pressa.

Escove os pelos do seu gato regularmente, especialmente se ele tiver o pelo médio ou longo. Afinal, fazer essa limpeza é fundamental para a saúde e higiene felina.

Você escova com que frequência seu bichano? Tem dificuldades para fazer essa limpeza? Conte para a gente nos comentários.

 

FONTE: Meus animais, Wiki how, Gateiro, Cachorro gato.

Comentários